Helena Tannure - Chá das Quatro - Solteirice

Helena Tannure - Chá das Quatro - Solteirice O programa chá das 4 de hoje foi feito especialmente para as mulheres cristãs solteiras porque vamos falar sobre como Viver Bem em Deus esse período da vida que é tão precioso Então já já avisa aí as amigas manda What pras suas amigas cristãs solteiras porque o chá das 4 tá começando agora .

Helena Tannure - Chá das Quatro - Solteirice

Pois é gente para falar sobre esse assunto no estúdio Mariana e Isa muito bem nossas apresentadoras de hoje todo mundo esperançoso gente todo mundo todo mundo de verde todo mundo de verde esperançoso né Por porque não dá mais para falar nesse assunto né gente cheia de esperanças mulheres solteiras esperanças numa boa vida não apenas que a felicidade está centrada no casamento tem outras tantas maneiras da gente a gente vivia muito bem para falar sobre isso vamos conhecer a quarta mulher de hoje Sara dias é formada em Jornalismo e.

Pós-graduada em marketing pastora na Lagoinha Matriz lidera o ministério de adolescentes e moças Sara faz parte da equipe de comunicação da Lagoinha é uma comunicadora nata a nossa Sara Obrigada Sara Eu que agradeço gente Que alegria esse bate-papo aqui vai render hoje vai render vai render coisa boa demais muito bom muito obrigada pelo convite gente soltei teve uma vez Vamos começar assim né teve uma vez que eu estava.

Falando para moças e eu estava falando PR moças e eu disse para essas moças meninas deixa eu falar com vocês uma coisa nem todas vocês vão se casar imediatamente as meninas fizeram assim eu F que que isso Tô jogando uma praia eu falei assim gente deixa eu falar eu sei que o propósito de Deus é o casamento Deus criou o casamento de tem propósito no casamento mas existem pessoas que não vão se casar o apóstolo Paulo até encoraja né aquele que não vai viver abrasado que não se case porque o.

Solteiro cuida das coisas do Senhor e tem tanto de coisa legal que os solteiros podem fazer e que os casados já não podem mais fazer eles têm que se dedicar a uma série de outras outros assuntos e viver também os desafios do casamento porque as pessoas pensam assim casamento Aquele modelo hollywoodiano né vé grinalda festa todo mundo pensa nisso mas não pensa que tem o dia a dia tem os desafios tem você ir passando a vida com aquela pessoa e os dois passando por.

Transformações juntos né pode ser maravilhoso e mas para alguns casos pode ser muito desafiador pode exigir mais dependendo do temperamento com a pessoa que você se casou das realidades que cada um vem carregando né da sua casa e tal eu quero ouvir você solteira já que esse casa essa esse programa é sobre as solteiras eu quero ouvir vocês como é que é a vida de solteiras de vocês Sara e Mari também que é solteira muito feliz.

Boa demais em alegria em Plenitude então Helena você começou com algo muito legal que é a palavra né Nós precisamos nós cristãos temos o senhor nós precisamos viver a palavra conhecer a palavra e viver e na Bíblia fala justamente sobre isso né e um versículo que eu guardo muito no meu coração que há tempo certo para todas as coisas e eu vivo muito isso sabe eu eu trago muito ali na igreja pras adolescentes pras moças a nossa vida é um exemplo para elas e é e na prática né Elas olharem para mim e.

Falaram assim gente quem é a Sara né e a Sara é uma mulher solteira ela ainda não se casou mas ela tá vivendo a estação dela então eu tô vivendo o tempo que Deus tem para mim porque é duas coisas que eu fico pensando se eu ficar vivendo o passado eu vou ficar numa depressão meu Deus mas o passado foi assim e se eu ficar vivendo no futuro algo que ainda não aconteceu eu vou ficar ansiosa Qual que é a estação que Deus tem para mim agora Helena eu sou sou solteira moro com os meus pais sirvo a igreja Então é isso que Deus tem para mim meu coração enche de quê gratidão eu vivo um.

Contentamento eu não fico querendo algo que eu ainda não tenho né Eu gosto muito de diário escrevo muito e um dia eu tava vendo meu diário e eu falei assim gente eu escrevi né quando eu tinha meus 18 anos quero estar casada com 25 anos morando numa casa grande com meus filhos mas não foi isso que Deus tem para mim agora não é essa Estação então eu vou ficar remoendo não vou viver essa Estação então eu tento viver essa vida em alegria daquilo que Deus tem para mim né amém e eh vocês como solteiras cristãs Por que que a gente Cristã.

Solteiros porque eu percebo que tem uma pressão a mais sobre a mulher Cristã Total todo mundo cobra e aí e o namorado e o casamento como se esse fosse o único caminho para você ter uma vida bonita uma jornada produtiva de serviço no reino de Deus viver V você começasse a viver a partir exatamente eu acho isso é uma grande mentira mas que é muito propagado né e uma das minhas filhas inclusive ela.

Fala assim comigo todo mundo fala assim não vai acontecer isso com você você você vai se casar ela aí vem outro você vai se casar Quem falou que eu quero casar então assim tem uma pressão em cima eu tenho um amigo eh que já já passou dos 40 e ele tá muito bem solteiro uhum teve uma série de questões na sexualidade dele uns Desafios que Ele viveu e ele ficou bem resolveu isso entre ele e Deus mas ele não acha que seja necessário entendeu ele ter que se casar para mostrar que ele resolveu a.

Questão na sexualidade dele tem isso também porque tem muita gente faz isso tem muita gente que faz isso que é uma covardia com a outra pessoa exatamente entendeu você não resolve um problema com um casamento Você vai para um casamento quando você tá com as suas questões resolvidas né com a sua identidade no seu relacionamento com Deus você vai somar um com o outro e não julgar sobre o outro né Uma expectativa e um e um fardo com a suas né enfim mas eu percebo isso claramente que a.

    Pergunta é E o namorado gente eu me lembro que eu tinha 21 anos eu tava me

    Sentindo a palavra muito usada na minha época não sei se ainda é hoje assim encalhada entendeu quando eu olho hoje dos meus 55 para trás 21 anos encalhada me ajuda não eu vejo eu vejo muito assim eu eu me converti aos 22 né então é discrepante a diferença de ser solteira sem ser Cristã e a diferença solteira sendo Cristã eu acho que até não sendo Cristã é até interessante que você chega.

    Perto dos 30 solteira hoje em dia é até Nossa não tem tanta coisa para viver viajar fazer tal coisa na verdade pro mundo é muito mais o casamento ele muito mais te impede do que ele te ajuda em algo enquanto dentro da igreja é o oposto assim e eu acho que o que a Sara falou assim é fundamental é você entender as estações a gente tenta lutar contra Deus lógico Em algum momento e você tem uma ansiedade você pensa assim nossa gente o tempo tá passando eu.

    Queria est casada Será que isso vai acontecer um dia mas aí automaticamente eu vejo assim que a vida que eu tenho hoje talvez ela me impossibilitaria de ter um bom casamento porque eu provavelmente teria que abrir mão de muita coisa como por exemplo a intensidade com que eu sirvo a Deus e com que eu sirvo a igreja então assim hoje o que Deus é lógico que isso a gente tem que entender o equilíbrio de tudo mas hoje eu me casando hoje eu tenho que automaticamente abrir mão do que Deus tá fazendo no meu ministério na proporção como ele tá fazendo não que.

    Ele na totalidade o casamento ele não pode fazer isso mas na na totalidade na intensidade com certeza é muito legal ouvir essa frase de intensidade porque eu casei com 28 anos e eu ou já ouvi meus pais falando assim ah quando eu era né Pega a sua cama leva lá pra igreja que você fica mais lá do que aqui né então assim às vezes essa realidade quando a gente é jovem a gente tem tempo é para isso mesmo né e eu sou muito feliz de ter casado com 28 anos né porque aos olhos de igual você falou nas.

    Mulheres cristãs Ah você tava mais velha mas gente absurdo é um absurdo mesmo porque assim na verdade eu vivi tanta coisa que foi muito muito bom e foi eu me lembro da Isa eu lembro de vocês indo para evangelismo nas olimpíadas Eu lembro que a Iana uma vez postou uma coisa sobre as suas botas né as suas botas para escalar montanhas e ir para outros países andar traçar até até eu me até antes de me.

    Casar eu já tinha ido em 30 países Olha isso e alguns desses foi em missões porque dizem que tem duas coisas que só duas dois duas classes fazem os milionários e os missionários Então eu fui nessa de missionários então a maioria foi em missões e outras Foi mesmo juntando aquele dinheirinho que hoje casada é infinitamente mais difícil então assim a gente realizando os meus sonhos pessoais que tem muita gente que casa e depois fica assim ai não vivi isso não fiz aquilo por quê Porque não aproveitou.

    Essa fase da vida né mas a fase que eu queria falar era sobre essa questão de intensidade quando a gente tá solteiro a gente consegue ir mais rápido quando a gente tá casado a a gente consegue ir mais longe porque quando a gente está de dois né mesmo que mais devagarzinho a gente consegue ir em lugares mais distantes né porque o senhor vai esticando essa essa essa alargando mesmo né as nossas tendas e a gente vai tendo um pouco mais de maturidade de experiência em alguns outros assuntos.

    Para conseguir ir mais longe até mesmo na questão da da preparação da próxima geração ou seja você como mãe L Você é um exemplo PR próxima geração que tá assistindo o seu casamento a sua vida n são seus nesse sentido mas enquanto você é solteiro gente a gente tem agilidade a gente tem intensidade força isso é maravilhoso em alguns momentos sendo bem sinceros eu sinto falta desse disso né de falar ai se eu não tivesse hoje menina nenhum eu ia est lá na igreja fazendo isso fazendo aquilo mas eu por ter vivido bem essa.

    Fase de solteira eu consigo hoje Viver bem a fase de casada porque eu não coloco peso em nenhuma das fases porque foram vividos bem ex exatamente Vamos colocar mais uma mulher na nossa conversa gente a pastora Ana Paula Costa participa com a gente online Ei Ana Paula Oi tudo bem querida tudo bem Ana Paula você é solteira ou casada eu sou casada eu tenho 8 meses de casada eu fui no casamento.

    Hein isso fo eu casei com 32 anos e ouvindo aí então eu casei muito velha né

    Para esse mundo tá cobrando bastante mas uma coisa que eu pude observar é que eh nesse período em que eu fiquei solteira eu me dediquei ao Senhor completamente muito parecida com a história da Isa eu também Vivi muito sobre essa questão de missões viajei para outros países fiz muita coisa para Deus vivia na igreja meu pai até falava assim ah você mora mais lá do que aqui então assim eu.

    Realmente Cresci muito em Deus aprofundei muito o meu relacionamento em Deus Com Jesus né quando o casamento matrimônio chegou na minha vida eu pude perceber uma coisa como foi valioso o relacionamento que eu desenvolvi com o senhor como eu posso olhar pro meu marido e falar assim ele não é um um ídolo no meu coração porque a gente vê muito isso hoje as moças e solteiras que querem um casamento um matrimônio elas acabam colocando isso num pedestal muito alto e quando chega o matrimônio quando.

    Chega o esposo elas acabam idolatrando né Essa pessoa colocando elas num lugar que elas não não podem estar aqui no lugar do Senhor hoje eu atendo muitas moças solteiras e a maior dificuldade delas é ter passado dos 30 e ainda ser solteiro e uma das coisas que eu sempre falo com elas é desenvolv um relacionamento com senhor tão forte tão íntimo que quando chegar a pessoa que ele tem para você se chegar né porque Helena tocou num ponto que nem todo mundo vai casar Isso é fato né se essa.

    Pessoa chegar ela não Tome o lugar do Senhor ela possa de fato ter uma intimidade com Deus tão profunda que o cônjuge não vai ser o seu Deus mas vai ter vai estar ali no lugar é uma coisa que a gente não fala mas acontece muito nas igrejas né a ânsia de casar quando eu caso eu deixo de vir à igreja eu deixo de fazer as coisas para Deus eu deixo tudo porque o casamento se tornou tudo na minha vida eu não sei equilibrar essa essa balança aí uhum nesse tempo.

    Que você eh ficou solteira esses 32 anos né Qual foi a a a a coisa mais pesada o que que eh as as pessoas falavam com você que te desencorajava ou que te fazia se sentir uma anomalia entendeu porque eu percebo as jovens que conversam comigo elas elas insistem nisso ah Helena que chato As pessoas chegam toda hora quer des seu namorado como se essa fosse a única eh isso pegou foi o que mais pegou para você alguma coisa que as pessoas diziam para você a cobrança teve dia que realmente produziu.

    Em você um efeito de colocar você para baixo ou te desesperançar ou pensar tem alguma coisa errada comigo não é possível eu tô com 32 anos entendo o que que eu tô dizendo entendeu eu não concordo com isso eu acho que as pessoas e elas uma mulher com 32 anos tá numa idade ótima para casar entendeu Mas e as pessoas falam isso muito né e e eu sinto que é um peso se torna um peso pras meninas solteiras essa cobrança e muitos Muitas delas estavam ótimas até começar a ouvir esse tipo de coisa aconteceu com.

    Você Ana Ah demais eu já tive experiências de na minha antiga igreja né eu tinha eu saí de lá eu tinha 25 anos e eu lembro que o um dos meus pastores fez um encontro com o rapaz sem eu saber o final do culto o rapaz estava lá esperando para me conhecer porque meu pastor falava assim você não pode passar dos 25 sem casar a meta é até 24 você não pode ficar titia.

    Porque você é uma menina de Deus e tudo porque eu sou de Rondônia né Sou de Porto Velho Rondônia lá as mulheres casam mais cedo então assim eu tava bem velha na igreja solteira então esse dia me constrangeu demais porque eu falei assim meu Deus será que sou eu a culpada de não me relacionar com as pessoas será que eu tenho culpa e aí eu lembro que o rapaz chegou no final do culto eu tava assim tão tão chateada comigo mesmo eu.

    Dei só um oi fui para casa e falei assim eu não quero conhecer ninguém eu quero viver agora para fazer as coisas de Deus eu tinha um chamado em Deus e eu queria viver aquilo só que as pessoas não entendiam e aconteceu uma outra situação um pouco agravante porque eu sempre discipu lei moças desde os 18 anos até hoje eu discipulo moças eu sempre disciple moças que tinham problemas na sexualidade então eu já cheguei a ouvir assim que eu poderia ter também algum problema na sexualidade pelo simples fato de eu não querer me relacionar isso.

    Acabava comigo porque eu falava Senhor eu gosto de homem eu não tenho problema nenhum eu só não quero casar agora eu só não quero casar com qualquer pessoa eu quero casar com a pessoa pessoa que eu vou perceber que é a pessoa de Deus para mim então assim isso de fato me desmotivou muito na caminhada E aconteceu algumas vezes fora né o cadê seu namorado você não tem namorado você vai ficar com a titia né minhas primas namorando todo mundo Casando e eu ficando e eu ficando e isso realmente desmotiva mas aí uma das coisas que eu.

    Me agarrei muito foi n naquilo que Deus tinha para mim foi assim o que de fato fez o meu coração se sustentar Esperança né Uhum porque às vezes é desmotivado mesmo é difícil Ana muito obrigada por dividir com a gente um pouco da sua história e a gente vai conversar sobre isso aqui no estúdio mas acrescentou muito a gente precisa de alertar as pessoas Quanto a essa crueldade que elas praticam pensando que estão fazendo uma boa ação ou ou encorajando na verdade elas estão fazendo justamente o contrário obrigada pela sua participação.

    Ana Paula Deus abençoe você que agradeço tchau tchau Deus abençoe amém gente surreal isso a Sara Chiba tem uma frase que fala assim encalhado não é quem tá solteiro é quem casa errado errado gente e as casadas podem falar é meso é mesmo eu acho que a tragédia que pode acontecer com uma mulher ela casar errado errado Realmente porque assim é um Marco na vida mesmo que pode realmente atrapalhar tudo né Então aí a gente tem que realmente orar pro senhor refazer reconstruir mas assim eu acho.

    Até que essa coisa qual é a idade certa para casar eu realmente não vejo que existe uma idade certa para casar porque a gente vai falar assim ah é muito novo para casar bom eu hoje eu acho que talvez 21 se o meu filho virar para mim com 21 Ah eu quero casar talvez eu vou achar muito novo mas quando eu tinha 21 quando eu tinha 21 eu não achava porque a gente acha que a gente né que a gente tá tá preparado quem sabe é o senhor Mas Ô Isa também tem uma questão que a gente tem que conversar aqui sim tem muita gente casando novo para resolver o sexo.

    Aí eu já rasguei o verbo quando chegou lá em casa o Miguel falando que queria casar ele tinha 21 eu falei assim ai ô mãe eu vou casar com a Taísa Ah meu filho que beleza você descobriu que ela é a pessoa certa para você descobrir ai que bom meu filho daqui uns 2 3 anos ele não mãe em maio isso era dezembro em maio Você tá doido Miguel ele falou assim não Mãe eu não tô doida eu quero a sua bênção é do meu pai eu falei assim Miguel Você tá muito vocês estão muito Meu Pai casou com 19 hum qu qu aí aí eu.

    Falei assim tá bom se for para você agora você Você subiu a régua se for para você ser homem igual seu pai pode casar Uhum agora aí nos próximos meses eu fiquei né tá casando para transar não casa para transar não porque no dia seguinte da L de mel você desencantou entendeu trouxe as História da Bíblia ainon Tamar entendeu aquele encantamento para com isso você tem que se você tem que se guardar mesmo em Pureza mas escuta casamento é um passo muito cério então não foi aqui não tem não tem esse negócio de devolução não tá.

    Tem esse negócio de divórcio ah incompatibilidade de gênios Não vem com esse papo gente eu fui uma terrorista eu fui uma terrorista na cabeça do meu qu entendeu porque eu falei eu eu eu eu coloquei todos os problemas e as questões que podiam surgir no casamento é porque não só por causa de sexo Tem gente que casa também porque às vezes não se dá bem com os pais mas muita gente querendo fugir idade e aí é algo assim muito pontual pra gente trazer Realmente isso também eu vejo que até permissão de Deus muitos.

    Não se casam ainda por não estar pronto para essa aliança porque é uma aliança muito séria então precisa muito desse posicionamento do seu coração Quais são as suas expectativas quando eu era novinha eu tinha muito essa essa idealização de um casamento que ele vai chegar como um príncipe cantado e cada vez mais eu fui enxergando que não é assim que eu vou casar com uma pessoa que é cheia de de defeitos e eu vou ter que encarar esses defeitos todos os dias vou acordar com um cara que vai est ali com bafo né eu vou acordar com um cara ali que às vezes vai né enfim várias situações exatamente então eu não vou.

    Casar com esse mundo ideal eu vou casar com o mundo real e será que eu tô pronta para esse mundo real estou pronta para essa aliança estou pronta para ser mãe né a verdade que nunca a gente tá pronta né gente mas eu falo desse posicionamento das nossas expectativas do nosso coração então acho que ao mesmo tempo precisa desse preparo nessa juventude de hoje a gente tá falando de uma Juventude muito inconstante uma Juventude Infiel até o propósito do casamento muitos estão se casando para falar assim não se não der certo a gente separa e não é assim é uma Fidelidade é.

    Uma aliança pro resto da sua vida a gente tá falando de outra estação também então eu vejo que a gente precisa muito desse preparo nessa Juventude hoje sim de um papo reto sobre a realidade do casamento primeira coisa o a motivação hollywoodiana ela é fake então entenda o casamento é para a glória de Deus para preparação de uma a nova geração não é só sobre o casal não é só sobre o nosso amor entendeu é o amor também não é só aquele sentimento explosivo que faz as.

    Pernas ficar Bamba eu eu nos meus 33 anos de casamento eu posso dizer que eu me reaix onei várias vezes né mas houveram momentos que a paixão passou e o que me fez ficar foi a aliança o compromisso a fidelidade e e com esse e com esse pensamento em em forte em mim é para é sobre a próxima geração tem uma estrutura forte pros meus filhos e para a glória de Deus é para cumprir o propósito de Deus não é só para ser feliz entendeu as estações elas acontecem no casamento elas tem o verão.

    Né aquele calorão dá nem para levar no portão que os dois estão pegando fogo né verãozão a primava era tudo Encantado tudo lindo colorido Mas vem o inverno e o outono também as folha cai e eu vejo muito como um troféu né é impressionante Isso parece que é um troféu você casar que se que tá faltando alguma coisa então parece que você se torna melhor do que o outro porque você é casado né então assim é uma pressão muito grande e aquilo as pessoas que estão pressionando alguém a casar não vão estar dentro do casamento né então se você casa porque.

    Alguém tá te pressionando não adianta não vai funcionar assim eu tive vi Ana Paula falando e foi muito engraçado recente na igreja assim surgiu algum boato de que eu tava namorando eu não sei da onde tirar essa informação e aí vi veio um monte de gente me perguntar assim aí eu falei Gente o que tá acontecendo Fiquei pensando que eu dei algum indício tá acontecendo alguma coisa Cheguei cheguei para um pastor lá na igreja ele veio falar de novo eu falei assim pastor eu acho que vocês querem muito que eu case eu já entendi que vocês querem muito que eu case se se.

    For da vontade de Deus vai acontecer mas eu tô tão tranquila solteira que vocês estão me deixando assim apavorada com a possibilidade já porque é tanto assim que eu falei meu Deus gente calma Então eu fico pensando muito nisso eu acho que assim a é ir por pressão ir porque que seja pelo sexo Ah não porque eu Nossa descobri o Oasis agora então você tá perdendo muita coisa enquanto você não casa sabe assim eu acho que realmente tem muita coisa que você só vai descobrir no casamento que é incrível é uma estação maravilhosa mas assim não é.

    Para todo mundo e não é no tempo de que todo mundo colocou não sei por não entendo as pessoas eu não entendo essa essa métrica a meta a meta é 24 f por que gente o gente meu pastor me bota me bota no num num encontro acess é e eu tava eu li meu Deus do céu eu li um livro muito legal faa isso Flavi Não faça isso pastores e líderes Não façam isso não façam eu li um livro muito legal que chama o tempo da espera na vida cristã né E ele fala justamente.

    Sobre essa espera o quanto que a espera nos ensina isso Bel Monte muito bom e o quanto que a gente não tá preparado porque a gente é muito imediatista tudo a gente quer agora então eu quero um casamento agora eu quero tudo agora e quando Deus diz não E quando Deus diz não não é isso que eu tenho para você como que você você vai lidar com esse não como que você vai lidar com essa espera e a espera sempre vai ser vai ser um casamento vai ser um filho vai ser uma resposta de um emprego e a gente não tá preparado para essa espera a gente quer tudo agora mas Deus quer nos ensinar nesse tempo da espera também né.

    Para entender que quem tá no controle da nossa vida não é a Sara não é a Sara que vai arranjar um cara aqui vamos casar agora e vamos fazer acontecer não porque a meta é 24 meta é 24 mas entender que Deus que é o senhor da minha história é ele que vai né me levar me conduzir o melhor que ele tem pra minha vida e aí entra o quê a palavra descanso é tudo as motivações do nosso coração a motivação é eu eu tô com outro para suprir uma carência minha sabe eu quero ali o outro porque as faltas que eu tive Então vou ver no.

    Outro aí Deus fala não pera aí é eu que vou suprir tudo que eu tenho para você ele éte n exatamente gente a gente vai para um rápido intervalo porque esse papo tá bom né não sai daí não volta rapidinho ainda dá tempo de de você contar pra sua amiga que o chá das quatro tá falando sobre esse assunto daqui a pouco a gente continua no próximo bloco estamos de volta no chá das 4ro hoje com um assunto muito bom gente tá sendo excelente a gente falar sobre isso a gente tá falando sobre a vida da mulher Cristã solteira estão falando da solteirice e a solteirice não.

    É uma praga Gente pelo amor de Deus a gente a gente tá falando sobre isso no outro Bloco Eh às vezes eu eu eu mesma lá no meu início do meu casamento eu tive a felicidade de ter um bom casamento e aí quando a gente tem um bom casamento a gente quer que as outras que as pessoas que a gente ama também experimentem isso né mas eu logo logo graças a Deus logo logo eu entendi que eu não sou santo Antônio entendeu que eu e todas as vezes que a gente tenta dar um jeitinho para promover alguma coisa a gente acaba.

    Metendo os pés pelas mãos magoando pessoas frustrando pessoas então gente uma palavra de conselho aqui Quando uma pessoa se casou há um do passa 1 2 3 4 anos para de cobrar um bebê para de cobrar o bebê Às vezes o casal tá vivendo uma dor às vezes o casal não consegue engravidar é uma coisa que eles não têm que dividir com todo mundo mas todo mundo chega e pergunta mas não quer ter filho para não estragar o corpinho quando é que vem o neném Cuide da sua vida Candinha Viu querida amiga Candinha.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JGjpECqq-c4

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem